domingo, 20 de dezembro de 2009

Mitologia e música

A história mitológica da música, no mundo ocidental, começou com a morte dos Titãs.
Conta-se que depois da vitória dos deuses do Olimpo sobre os seis filhos de Urano (Oceano, Ceos, Crio, Hiperião, Jápeto e Crono), mais conhecidos como os Titãs, foi solicitado a Zeus que se criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos Olímpicos. Zeus então partilhou o leito com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas e, no devido tempo, nasceram as nove Musas.
Entre as nove Musas estavam Euterpe (a música) e Aede, ou Arche (o canto). As nove deusas gostavam de freqüentar o monte Parnaso, na Fócida, onde faziam parte do cortejo de Apolo, deus da Música.
também, na mitologia, outros deuses ligados à história da música como Museo, filho de Eumolpo, que era tão grande musicista que quando tocava chegava a curar doenças; de Orfeu, filho da musa Calíope (musa da poesia lírica e considerada a mais alta dignidade das nove musas), que era cantor, músico e poeta; de Anfião, filho de Zeus, que após ganhar uma lira de Hermes, o mais ocupado de todos os deuses, passou a dedicar-se inteiramente à música.
Se estudarmos com cuidado a mitologia dos povos, perceberemos que todo o povo tem um deus ou algum tipo de representação mitológica ligado à música. Para os egípcios, por exemplo, a música teria sido inventada por Tot ou por Osíris; para os hindus, por Brama; para os judeus, por Jubal e assim por diante, o que prova que a música é algo intrínseco à historia do ser humano sobre a Terra e uma de suas manifestações mais antigas e importantes.
História Não-Mitológica
A
origem mecânica e não-mitológica da música divide-se em duas partes: a primeira, na expressão de sentimentos através da voz humana; a segunda, no fenômeno natural de soar em conjunto de duas ou mais vozes; a primeira, seria a raiz da música vocal; a segunda, a raiz da música instrumental.
Na história não-mitológica da música são importantes os nomes de Pitágoras, inventor do monocórdio para determinar matematicamente as relações dos sons, e o de Lassus, o mestre de Píndaro, que, perto do ano 540 antes de Cristo, foi o primeiro pensador a escrever sobre a teoria da música.
O que eu curto?
Sou bem seleto, tipo assim curto mpb, mas não que eu seja apaixonado. Gosto de pop rock nacional e internacional. Não escuto hip-hop ou funk porque acredito que não tem nada a ver comigo. Mas se estou numa balada e rola esse tipo música pra mim tá de boa. Mas não tenho nada do gênero em casa.
Pra mim música tem a ver com momento, sentimento, lugar, datas sei lá.
Minha top 5? Difícil. Mas como não tem jeito né? Só que vai ser uma minha e uma do Alê. E eu curto o que ele curte numa boa, as vezes ele gosta de uma coisa ou outra que eu escuto, mas normal né? Gosto é gosto e ponto final.
Top5 (Jay)
1. Love is all around - Wet Wet Wet
2. Storm – Lifehouse
3. With my arms wide open – Creed
4. Have I told you lately – Rod Stewart
5. Jeito de Mato – Paula Fernandes

Top5 (Alê)
1. Skank
2. Jota Quest
3. Swicthfoot
4. Lifehouse
5. Nikelback, entre tantas outras bandas. Legião por exêmplo e Kid Abelha etc...

Bju nosso com carinho a todos. Felizes festas a todos. Um enorme agradecimento a todos que se envolveram e estão participando da postagem coletiva. Tá muito lindo. Com certeza vamos ultrapassr 200 blogs postando sobre música. Visite e confira você mesmo. Quem quiser me passar listas de nomes de sites novos e desconhecidos que fizeram postagens sobre música eu agradeço, vai facilitar o meu trabalho de contagem. Amigos é pra essas coisas né? Deixa no comentário.

Eu dei uma passadinha em alguns blogs e tá muito bonito. Não vou poder comentar em todos, vai ser impossível. Mas vou tentar deixar na terça-feira um retrospectiva dessa postagem coletiva. Inclusive vou ter que agradecer, citando nomes de alguns blogueiros que além de estarem participando ajudaram muito na divulgação. Fiquei super feliz por isso. Grande beijo a vocês.
Ps. Quero agradecer de forma muito especial ao Caio Lima do blog Furo LM pelo incentivo e motivação para a postagem, pelo infográfico com o resultado preciso da votação. Abraço menino de coração mesmo. Depois vou fazer um post com alguns agradecimentos em especial. Aguardem.

Jason Waider, o próprio.



37 comentários:

Caco disse...

Falei com a Eliza, e ela também postou um texto que tem a ver com o tema:
http://eliizabeeats.blogspot.com/

Maycon Aguiar disse...

Olá Jay, tudo bem? Conforme prometido, fiz a postagem. ^^

Um beijo!

Athila Goyaz disse...

Hun então amigo...
Post cult sobre música adorei!

Olha dexotefalar!

Nun é que eu tenho um gosto musical mais parecido com o do Alê???

Skank pra mim é a maior banda de pop rock que está na ativa, e eu tambem adoro Kid abelha e legião nem se fala!

Adorei a playlist... eu não fiz a minha pq eu não consigo me decidir hUAHuahuHAUhau

Bjuxx

≈ João Pé-de-Feijão ≈ disse...

ebaaa

\o/

Postagem coletiva: mais um sucesso!

Priscy Little disse...

Storm – Lifehouse! Me arrepiei - FATO.

Jhon disse...

Eai Jay,
tb estou participando, da blogagem coletiva...

depois passa por lá, e da uma olhada...

grande abraço...

Luis Fabiano disse...

Amigos, linda a iniciativa mesmo, eu fiz a minha postagem, não sei o que vcs acharam, mas eu adorei, deu pra fazer um remember the time total. Curti muito esse post sobre os primórdios da música. Eu me dei de presente um dicionário de mitologias (gigantesco) e já foi um grande incentivo procurar a história desses deuses todos citados aqui. Fugi da playlist, assim como o Athila Goyaz, pelas mesmas razões e ainda pra não faltar com algum cantor(a). Mas citei varios artistas que eu curto. Também sou da mesma posição em relação a músicas como o funk, Se todos dançam, eu danço" rs. Respondendo ao que vcs escreveram, no meu post anterior. Obrigadão mesmo pelas palavras, realmente há pessoas ainda que confundem o arte com autopromoção, mas eu não me preocupo com isso. Acontece e eu logo esqueço. Mas curti a ideia do FALANDO SÉRIO, ainda mais por ser sabatinado por vcs, por quem tenho um enorme carinho. Enfim, eu mando o e-mail direitinho e já os add no MSN. Pois é, tá complicado mesmo visitar todos os blogs, mas eu vou fazer isso. Bem, desde já, desejo a vcs um ótimo Natal e um ano de 2010 repleto de realizações, com muita saúde, prosperidade, amor, felicidades, ever, ever and ever! Abração!!!

HSLO disse...

Gostei da sua seleção viu...passa lá no meu blog e confira a minha, ok.


abraços


Hugo

Arthur Alter L. disse...

Jay e Alê,

Adorei a postagem de vcs. Como disse o Athila "cult".
Menino Jay ando preocupado com vc. Tá tudo bem? Não te tenho visto no msn.
Eu curto tudo isso ai que vcs curtem kkkkk
Bju e feliz natal aos 2

Marcelo Novais disse...

adoreiii o op 5 de vcs
Já fiz a minha postagem tbm =D
Bjoos!

Cibelle disse...

Oi adorei! Alê eu também amo Jota Guest e Skank. Já postei meu texto sobre Música! Beijos meninos!!!

Leandro Martins disse...

amanhã eu posto ;p

Caroline. disse...

adorei o top 5 dos dois \o/
muito bom.
Beijão procês =*

@philipsouza disse...

Jay como prometido..minha postagem esta on....aiiiii.....parabens....

confira vc vai rir ate...hehehehe

Eric R. disse...

Kkkkkkk
Só você mesmo Jay.
Muito legal seu post, adoro mitologia e música, então, foi uma combinação perfeita.

Que isso de celebridade ???kkkkkk
Bom, kkkk quanto a segunda parte (ui!), obrigado, gentileza sua.
Não vai ficar com ciume não, não te contaram??? Nós somos só amigos, bons amigos. kkk

Bom , se não nos falarmos por esses dias, já antecipo, um Feliz e ótimo Natal, um Ano Novo, maravilhoso, repleto de saúde, paz, alegria e properidade, e que também, todos seus planos sejam realizados com sucesso.
Beijão pra você e pro Alê.Você sabe que são amigos do coração.
Bye mon cherrie e please don't stop the music.

dand disse...

Hey Jay...
Prefiro ficar com a história não mitológica hahaha. Mitologia me complica Rs.
Mas música é sim algo relacionado com momentos, datas, pessoas.
Ainda bem que existe música né? Pensou se não existisse???????
O que seria de nós?
E na lista de ALê o Skank e Jota Quest fazem parte de minha vida por damaix...
Se eu fosse relatar todos, minha postagem seria um caos, por isso falei das que eu escuto todo santo dia de lei. haha.

Abraço meninos..ótimo natal pra vocês..

Guará Matos disse...

Lhe convido para ler as duas publicações que edito:

JORNAL AFOGANDO O GANSO/ http://afogandooganso.blogspot.com - Jornalístico, informativo, sarcástico, debochado, verdadeiro e interativo.

RIO ENTERTAINMENT/ http://jafogandooganso.wordpress.com - Um espaço dedicado ao Rio de Janeiro, com seu lazer, cultura, turismo e entretenimento.
Leia e vamos interagir...
Grato.


Guará Matos
jornalafogandooganso@gmail.com

Paulo Braccini disse...

Ops ... a turma resolveu fazer uma blogagem cult sobre a Música ... adorei queridos ...

bjux

;-)

Três Egos disse...

Olá! Td bem com vcs?

Hoje mesmo postei sobre música em meu blog. Achei bem divertido e descontraido falar sobre este tema.

Grande abraço!

Hermes

Lobo Cinzento disse...

Hey Jay!

With Arms wide Open sempre me dá arrepios! Não sei porque, mas essa música sempre mexe comigo quando escuto...

E Pitagoras está metido (ui!) até nisso? Não consigo desassociar o nome dele da matemática, acho que por isso soa tão esquisito ahauahaua

Beijos!

Kim Sousa disse...

Vix, que massa...não sabia dessa versão mitológica da música...bem divertido...ahah

Tá massa a postagem tá bombando...ahah

Abração...

Dil Santos disse...

Oi meninos, como estão?
Gente ,adorei a playlist, adoro a maioria, escuto sempre, rs

Bjin
:)

Brasnetto disse...

Huuumm, gostei muito dessa abordagem mitológica da música!!! Ficou muito legal!!! Ah, tbm adorei duas músicas da sua top 5 a do creed e a jeito de mato, gosto muito dessas duas!!1

Abraços procês, rapazes!! Boas festas!!!

Marcelo Novais disse...

ksaksaokso
nem combinamos
apenas usamos o google e deu nisso
ksaoksaok
Só volto ao blog ano que veem agora!
Boas festas!
Fuiiz!

Bleeding_Angel disse...

Se vcs forem conferir em meu blogs, veraum q meus gostos saum bem diferentes. hahahahaha.
Passando pra avisar q estas minhas parceiras, q acho q naum conhecem vcs ainda, tbm participaram:

http://lalihome.blogspot.com/2009/12/entre-no-mundo-da-musica.html

http://danimorandini.blogspot.com/2009/12/entrando-no-mundo-da-musica.html

http://anacronica-keli.blogspot.com/2009/12/bem-la-vamos-nos-obrigada-pelo-selinho.html

http://lasmiserentas.blogspot.com/2009/12/blogagem-coletiva.html

http://cibelleborilo.blogspot.com

(ops! a cibelle vcs conhecem, rs), se puderem, deem uma passada lah pra dar um comentario pra elas.

Abracos e fiquem com Deus!

ludmilla disse...

adoreiiii..o bloggg ..
encontrei hoje pelos milhoes de amig@s do blog ...
to seguinduuu
vai ateh qnd a blogagem coletiva ??
eu posso postar ??
bjokass querido ..

Dani disse...

oi pessoal..que bom que voces gostaram que eu participei e deram uma passadinha no meu blog e se me permitirem gostaria de fazer parte da familia Ká entre nós e se vocês gostarem do conteúdo do Life is....será uma imensa honra terem vocês nessa grande familia....
Um beijo carinhoso...

Mauri Boffil disse...

Essa MOB foi magnífica!!! parabens!

Life_and_Feeling disse...

Amores Ta la minha parte para a postagem Coletiva!!!
Espero que gostem...Obrigado por td e um feliz natal p vcs !!!


Bjo


RoÔ

Athila Goyaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Athila Goyaz disse...

Bom amigos , estou indo pro ES matar a saudades dos migos! \o/

Acho que vou me ausentar um pouco do blog...então desde já agradeço pelo carinho de vcs!

Que vcs tenham um ótimo Natal e um ano novo suuuuper maravilhoso!

Jay, eu ainda quero ouvir vc cantando, pensa que eu esquecí?! dê um jeito nisso ahushauhsauhsuahus


Ps: Obrigado por todo carinho e atenção que vcs me deram durante esse ano! :D

Bjus pro Alê e Pro Jay!

Fuizz

Brian Solis disse...

Oi meus lindosss
Voleti com o blog! e queria dizer que adorei os coments enquanto eu estava fora!

bjus,
Brian

Caio Lima disse...

Jay
desapareci, mas agora to de volta (laptop da minha irmã, mas ta valendo neh kk)
e isso aqui tá bombando hein

eh nois garotão
e ah, o gosto do Alessandro coincidiu mais com o meu suahsuahsuha
mas Rod Stewart eu tbm acho legalzin

abraço meu querido
Feliz Natal pra vc
fik com Deus

Kim Sousa disse...

Meu caro, adorei participar desse evento...ano que vem estarei aqui de novo...ahah

Grande abraço meu amigo e boas festas para vc tmb...até mais...ahhh

Eduk disse...

Peço desculpas mas nao tive como postar, esta em viagem e com mil compromissos mas adorei a idéia e andei visitando muitos dos blogs que participaram. minha vida é musica e muitas delas marcam momentos alegres e tristes, enfim, parabéns pela idéia e que continue, bjinhos

Anônimo disse...

erotik webcam

Test Sexcam

Amateur Sex

Anônimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ acheter viagra
http://prezzoviagraitalia.net/ acquisto viagra
http://precioviagraespana.net/ viagra