segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mãe Terra


Somos todos filhos da terra. Filhos do cosmo. Andamos errantes, vagamos no universo e perdidos não mais reconhecemos nossa mãe, nossa mátria. Mas depois do suspiro final ela de novo vai nos acolher em seu colo maternal e dessa vez será para sempre. É assim que nossa mátria nos ama, mesmo que não cuidemos dela. As vezes eu me pergunto, quando é que vou me dar conta de verdade, de que também eu sou reponsável pela vida de minha mãe terra. É amigos, o meu cuidado e o seu pode fazer a diferença. By Jason W.
Mais que nunca, precisamos tomar consciência que ações isoladas não correspondem mais ao patamar civilizatório da humanidade. Hoje nossa consciência acerca do cuidado com a Terra deve extrapolar os limites regionais e açambarcar uma realidade cada vez mais global e totalizante. A verdade é que, temos tido pouco envolvimento global com a vida da Terra e dos seres nela vivos. E a vida do Planeta é também uma questão ética, não só ecológica, não só cosmológica e ou política. Podemos dizer que como predominância até hoje temos tido uma ética traduzida e compreendida em várias morais, próprias de cada cultura ou região do Planeta e cada uma com suas experiências sejam positivas ou não no cuidado com a Terra. Essas ações claro, não ficam invalidas diante daquelas que devem ser globais, pois elas determinam valores, normas e práticas do ser humano responsável por seu espaço no meio onde vive, come e transforma, mas acima de tudo as ações globais envolvem a vida de todo o macro-cosmo. Essas atitudes de cuidado com a vida em todas as suas dimensões e aspectos quer social, político, econômico e religioso é indissossiavelmente ecológico e ético por natureza.
Cuidar da Terra e dos seres nela vivos, não deve ser visto mais apenas como uma nessecidade particular e regionalizada, sem desprezar essas ações, devemos alçar voos maiores. Nossos problemas humanitários, políticos e ecológicos são globais. E problemas globais exigem ações globais. A demanda então é por uma atitude, uma reflexão que seja válida universalmente e que se adeque ao novo patamar da história da humanidade que não está encerrada em discursos demagógicos, mas em atitude concreta e que antes de tudo é construída à base da reflexão que agora demanda a prática. E essa prática deve ser ética e ecologicamente pensada. Uma atitude que se prentenda efetiva, deve extrapolar os limites do particular e singular e alcançar a vida do planeta como um todo e por consequência dos seres nele vivos. Assim importa que projetemos uma AÇÃO que seja de fato, manifestação da globalização e da planetização da experiência humana no cosmo. Essa experiência deve emergir com uma sensibilidade de natureza ética válida para um novo modelo de civilização no planeta. Onde Se possa projetar uma vida simples, natural e sustentável.
E pesando assim, estou de comum acordo definindo junto com o Alê o Tema para o dia 30/10. Estou contente com as adesões e manifestação de apoio. Mas ainda acredito que as adesões podem ser mais significativas.
ABAIXO ESTA O TEMA
VIDA VERDE: Encontros de práticas para uma vida simples, natural e sustentável.
Esse é o tema, o que você vai escrever, como abordar o assunto fica a seu critério. E claro algo impressindível no post é você elencar atitudes concretas que você pratica em favor da VIDA VERDE. E ou atitudes da sua comunidade. E o que você sugere como atitude que todos nós podemos adotar. Na postagem seguinte eu vou deixar pelo menos 3 imagens disponíveis aqui no blog e serão elas as imagens que devem estar nos blogs de todos que aderirem à postagem coletiva ok?
Bem amigos, ainda há tempo! Conto com seu apoio divulgação e participação.
Grande abraço a todos e uma excelente semana.
Quer mais informações?
Clique nos links abaixo

14 comentários:

Unknown disse...

Estou dentro tb!!

Apesar de ficar um pouco perdia, vou fazer a minha postagem....tem que colocar a imagem da campanha né? E vc vai trazer mais imagens? É isso?

bjinho

Arthur Alter L. disse...

Olá Jason,
Meu blog acabou de nascer. E como caí aqui de paraquedas, resolvi conhecer um pouquinho do seu blog. Te parabenizo pela bela iniciativa. E já estou aderindo. No dia 30/10 eu tb estarei fazendo uma postagem sobre o dia VERDE. Ja li os links indicados e estou mais ou menos informado de como deve ser. Pode com certeza ser uma atitude pequena e simples, mas por menor que seja, vai fazer a diferença.
Abraço.
Arthur

FOXX disse...

tão informativo

=]

Caio Lima disse...

demorô
Eu também já estou divulgando lá no meu

to doido pra ver a repercussão da nossa postagem coletiva

abraço e boa semana pra vcs

Desarranjo Sintético disse...

Olá!
Tudo bem com vocês...acabei tendo que deixa o blog de lado de novo, falta de tempo, pra variar...
Mas adorei o post, a iniciativa, acho que qq atitude é bem vinda, se cada um tomar a sua atitude isolada acaba virando globalizada!
Vou ver se consigo fazer um post Verde tb!

Abraços aos dois!
Fábio Nunes.

Anônimo disse...

Adoreiii a iniciativa, vou participar. Pode me explicar o procedimento ?

Um abraço !

Amon Ribeiro disse...

Ola! Achei o seu blog super interessante.. Muito texto, confesso que sou preguiçosoo de ler longas postagens.. Mas gostei, obrigado por me seguir, prometo participar dessa ação do dia 30 e outras que voces venham a realizar. Eu acredito que uma pessoa faz a diferença e eh isso ai. Seu blog cumpre o papel de informar, educar e ajudar o mundo a ser melhor. Parabéns.

Átila Goyaz disse...

Sim senhor!
Falou e disse.

hehe

abraços!

≈ João Pé-de-Feijão ≈ disse...

Aguardando comandos =D

≈ João Pé-de-Feijão ≈ disse...

digo, imagens também shuaHIUSHAiusa

Dil Santos disse...

Oi meninos, como estão?
Sumiram heim? rs
Saudade de vc's.
Pode deixar que estarei firme e forte na postagem coletiva, rsrs.

Bjim pro c's
:)

Marcelo Novais disse...

Oiii
Tudo beem?
Confesso q naum li o texto!
Pke com os olhos cheio de larimas e com muuuita dor de cabeça de naum dormi de preocupação fica dificil ler algo!
Mais depois que ler o texto do meu blog espero que vc entenda e prometo que quando as coisas ficarem melhor eu volto aqui,leio e comento com mais calma oK?
Bjos!♥

me Gusta. disse...

Jay,

Pode ler varias formas, mas talvez não consiga me entender em nenhuma delas, dessa vez me escondi em palavras que não são minhas.

Ps. Adorei o poeminha do seu amoreco pra mim. KKKKKK

me Gusta. disse...

Alê,

Adorei o poeminha.
Usou palavras de veras bonitas, tais como: joelhada, mater distancia etc etc...kkkk MUITO BOBO!!!
... mas, não fique com medo de mim não tá?!

Por isso eu fiz um poema rimado de retribuição:

"Joelhada posso dar,
Se você não me largar.
Não faço mal a ninguém
Mas não me chame de meu bem
Manter distancia de mim é não legal
Meu amor sabe que não quero seu mal
Não precisa evitar me olhar
Só não vai querer me agarrar."


kkkkkkkkkkkkk

eu devia escrever um livro, eu sei!!

kkkkkkkkkkkkk