domingo, 2 de agosto de 2009

Diagnóstico

Um dos acontecimentos que mais causam preocupações a quem faz um ultra-som, é encontrar um cisto renal. E eu nem imaginava que isso se passaria comigo. Como eu disse no post anterior
entender bem esse post de hoje, ajudará a compreender qual é de fato meu quadro clínico.
Não vou postar tudo junto porque ficaria muito longo o post. E como aventou o meu amigo Jotavê, não é merchandise, não! Eu tenho mania de escrever muito... você de ler pouco. (Nesse post o que esta em laranja, amarelo e azul é exatamente o meu diagnóstico - Cistos Bosniak III). E eu ainda não estou podendo ficar muito tempo sentado e na mesma posição. ENTÃO VAMOS LÁ!
Mas o que é um cisto?
- Como bem mostra a foto do post anterior, é uma bolsa envolvida por uma membrana, formada em uma cavidade ou tecido do corpo, possuindo em seu interior líquido e/ou ar. Parece uma bolha. Se o conteúdo interno for pus, chamamos de abscesso e não de cisto. O cisto renal não vira câncer e na grande maioria dos casos não tem nenhuma importância clínica. Ele é tão comum que, em pessoas acima de 60 anos, é considerado normal ter até 4 cistos em cada rim.O cisto renal simples é em geral facilmente diferenciado de massas suspeitas pelo ultra-som. Em caso de dúvidas, a tomografia computadorizada é o exame de escolha. Alguns pacientes descobrem seu cisto(s) através de uma tomografia computadorizada (TC) de abdômen, normalmente solicitada para avaliar outro problema. (Meu caso).Existe uma classificação chamada de Bosniak que vai de I a IV e serve para caracterizar o cisto renal na TC.
- Bosniak I é o cisto renal simples e benigno.
- Bosniak II também é um cisto renal benigno mas que contém alguns septos e discreta calcificações que podem ser confundidos ao ultra-som.
- Bosniak III são cistos grosseiros com paredes grossas, vários septos e material denso no interior. Pode ser um câncer, mas também um cisto que sangrou ou que infeccionou. Esse achado indica maior investigação. Meu diagnóstico primário aponta pra esse quadro.
- Bosniak VI são os cistos renais com características de câncer. Cistos Bosniak I e II são benignos e devem apenas ser acompanhados periodicamente para se ter certeza que não há complicações ou alterações nas suas características. Cistos Bosniak III devem ser melhor avaliados com biópsia guiada por imagem, ou através de cirurgia. ( Meu caso ). Cistos Bosniak IV devem sempre ser operados uma vez que mais de 80% deles são cânceres. Só para reforçar: O CISTO RENAL NÃO VIRA CÂNCER. O problema é que alguns cânceres podem ser parecidos com cistos, por isso, serem erradamente diagnosticados como tal. Os cistos simples praticamente não apresentam relevância clínica. Muito raramente o cisto é grande o suficiente para causar algum sintoma. Hemorragias e infecções do cisto também são incomuns. Se em pessoas acima de 50 anos o cisto é comum, e se achado em pessoas muito jovens, principalmente se não for apenas 1, deve levantar suspeita de doença policística. Diferente dos cistos simples, a doença renal policística inicia-se em adultos jovens e se caracteriza pelo progressivo aparecimento de dezenas de cistos ao longo da vida. Esta é considerada uma doença e deve ser seguida de perto por um nefrologista.
Bom meu queridos o meu caso é esse relatado em azul. No post seguinte eu vou falar sobre a doença renal policística, a princípio tudo indica que meu quadro clíníco esta nessa direção.
O resultado da biópsia exigiu outros exames, os quais vou fazer em breve. Como a doença renal policística é genética, já sei que herdei de meu genitor. Meu médico pediu os laudos médicos de meu falecido pai, o qual faleceu com cancer renal a pouco mais de 2 anos.
Meu médico nefrologista me deixou bastante calmo ao me dizer que posso ter uma vida saudável e muito longa mesmo portando a doença renal policística. Mas hoje tudo o que tenho é medo e incerteza...
Mas estou bem acompanhado. Me sinto acolhido e amado pelos meus mais queridos e por vocês tb.
Bjo a todos. Até breve.

17 comentários:

S.A.M disse...

São algumas surpresas, mas você tira sempre de letra que eu sei!

Tudo de bom pra voces!

Bom domingo!

:)

Anônimo disse...

Oiiiiiii amores, comigo esta tudo bem graças a deus. Apenas teve uns acontecimentos, mas estou de volta. Mas estou sem net por um tempo. POr isso estou sem postar e visitar vcs.
Estou com saudades, o importante é saber que vcs estao bem.
Fico mais tranquilo, mas nunca esqueci de vcs por se quer um minuto viuu...

São especiais para mim, Um beijao!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

querido conheço um caso igual ao seu ... e o amigo está ótimo ... acredite e confie ... tudo vai dar certo ...

bjux

;-)

Rond disse...

É amigo, diagnóstico em mãos. Só lhe resta cuidar muito bem de sua saúde.

Isso é mais um aprendizado.
Pense sempre em Deus!

Abração!

Anônimo disse...

[aaaaaaaa]' isso é ruim, péssimo e sei lá. E ruim saber que voce vai ter aquela doença para a vida toda e a qualuqer momento pode dar uma crise. eu só espero que todos os exames deem certo, amigo :)

e, ey, eu gosto de ler muito sim, se não, não leria todos so sesu posts e comentasse .-.

≈ João Pé-de-Feijão ≈ disse...

HARE!!

Não pare não!!

Vamos em frente!

Para o alto, e avante!

=}

Átila Goyaz disse...

Hunnn...
Bem esclarecido amigo!

melhores pra tih, de coração ta?

abração!

Camila disse...

HUmmmm
Agora entendi, querido.
Ainda bem que não é nada sério, claro.... voce tem que se cuidar, mas com certeza tudo ficará bem.
Beijo bem grande e melhoras, viu?!
Fico daqui lhe mandando good vibes.

me Gusta. disse...

Affe... ainda sim é preocupante.

Ainda sou aspirante a medico e não sei se algo realmente é simples ou complexo.
Então qualquer coisa me assusta.

Fica bem Jay!!!

Vou estar rezando por você sempre.
E pelo Alê pra estar sempre forte, ao seu lado!
Você vai ficar bom logo!

Ps. Podem contar comigo pra qualquer coisa!


Saudades!

Abraço nos dois :D

:: Fatima :: disse...

To meio sem tempo hoje,Devido a alguns acontecimentos,e nao deu pra ler o post todo...mas to aqui pra agradecer o imenso carinho de vcs!Melhoras pro jay!

Bjos meus pra vcs dois!!!

Arcanjo Misterioso disse...

Eita... Parece que não eram cálculos renais como eu imaginei que fossem. Eu tb preciso em breve ver se consigo marcar uma consulta pra ver como estão as minhas pedritas.
Saudades suas tb meu amigo! Também tive meio mal de saude essa semana, e infelizmente não tive um "Alê" pra cuidar de mim... Não deve ter sido facil pra ele, mas tenho certeza de que muito em breve tudo vai dar certo.
Abração, e melhoras!

Ademerson Novais disse...

Bem passei alguns dias ausentes por aqui e lendo os posts anteriores fiquei por principio realmente preocupado...mais vejo que se Deus quiser dara tudo certo..torço e rezo para que vc possa sair dessa e ser essa pessoa que sempre estou acostumado a ver por aqui...feliz...intrepido...e de fibra....

Fiquei tb muito triste pelo que acontecu na viajem lá na bahia..mesmo sendo uma terra linda...de pessoas e lugares brilhantes infelizmente tb tem esse horroso lado...mais sempre amarei este pedaço de terra...Que faz parte do meu sangue...

Ate mais gente...e melhoras...


Ademerson Novais de Andrade

Dil Santos disse...

Gente
Desejo do fundo do meu coração que ocorra tudo bem para vc, que se recupere logo.
Abração

:)

Dil Santos disse...

Ô querido, ñ tem o q agradecer.
Agora realmente espero q fique bem e por favor, venha sempre por aqui e comente mesmo, rsrsrs.
Abração

:)

Marcelo Novais disse...

Oi queridoooooooooooo
tem selo pra vc lá no meu blog =D
Fuiz!

me Gusta. disse...

Saudades de você também Jay.

Tenho muita coisa pra conversar contigo
e pra te perguntar também.

AREBABA!! HEHE

eu estou bem, e você como que está?

Ownn... vê se dá noticias!!!

Grande abraço!! Se cuida amigo!

Daniel Braga disse...

Nháà... espero que se recupere logo. Meu blog sente saudade das postagens de vocês.

~Abraço. Até a próxima.

*DB*