quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Justiça Social e Política: A Crise Social



Vejo hoje que temos três grandes problemas que suscitam a urgência de uma tomada de cosnciência mundial, a saber: a crise social, a crise do sistema de trabalho e a crise ecológica, todas essas de dimensões planetárias. Não acredito que soluções independentes sejam eficazes. Para problemas globais são necessárias soluções globais. vou dedicar um post a cada assunto desse. Vamos lá!
A CRISE SOCIAL
Os indicadores são notórios e não precisamos aduzi-los. A mudança da natureza da operação tecnológica, mediante a robotização e a informatização, propiciou uma produção fantástica de riqueza. Ela vem apropriada, de uma forma altamente desigual, por grandes corporações transnacionais e mundiais que aprofundam ainda mais o fosso existente entre ricos e pobres. Essa acumulação é injusta, porque pessimamente distribuída. Os níveis de solidariedade entre os humanos decaíram aos tempos da barbárie mais cruel. Isso me faz ver uma bifurcação dentro da espécie humana. Por um lado, estrutura-se um tipo de humanidade opulenta, situada nos países centrais, que controla os processos científicos-técnicos, econômicos e políticos e é o oásis dos países periféricos onde vivem as classes abastadas. Por outro lado, a velha humanidade, vivendo sob a pressão de manter um padrão de consumo razoável ou simplesmente na pobreza, na marginalização e na exclusão. Esses, os deserdados e destituídos do direito mínimo de dignidade humana.
E enquanto isso nossos políticos se esbaldam na câmara e no senado. E a miséria humana se aprofunda. Se metade dos bilhões de reais que foram gastos com “bolsas famílias outras” e por essas entenda-se: ISSO VELE SEU VOTO! Ooops, falei!
Mas se apenas metade desse dinheiro tivesse sido seriamente investido em planejamento urbano, nosso Brasil estaria melhor. Mas afinal tem algum político querendo melhorar o Brasil? Ai Jesus, me abana!!!
No Próximo post eu falarei da crise do sistema de trabalho.
Participe! Deixe suas pegadas por aqui também. Cidadania vale a pena!
E as eleições 2010? Vai bem obrigado. Nem pense em anular seu voto!
Jason Waider, o próprio.

9 comentários:

Camila disse...

Eu voto em você para presidente!
;)

Mas falando sério, a crise, melhor as crises, estão ai e é inegavel, entretanto, infelizmente atinge com mais força a classe mais pobre!
É preciso comprometimento do governo, e toda sociedade para revertermos essa situação.
Um beijo, melhor dois! Um em cada gato!

Ps. Jay, você pode pegar qualquer texto meu! Ainda mais para recitar pro Alê! Fico muito orgulhosa por escolher versos meus para expressar seu amor!
Amo vocês! Beijos, de novo! (L)

FOXX disse...

nossa!
como vc é inteligente!
hehehe

tow orgulhoso do meu amigo

BinhoSampa disse...

gente!!! isso ficou coisa de gente grande!!!!aff!! amei a matéria!!!!

Abs:-)

:: Fatima :: disse...

Pode dexar,qaundo chegar a hora de votar,vou me lembrar de vcs e seus conselhos,sei que nao vou anular,ainda temos o direito de escolher nossos representantes,mesmo que eles seja corruptos!!!
A nosa parte temos que fazer...

BjOs meu pra vcs!!!

Adoro vcs...

Lady Vanilla disse...

Li sua postagem e conclui que : o mundo tá uma merda, mas ainda dá pra reciclar o pouco que ainda não se manchou em meio a tanta lama de egoísmo... Um grande beijos a vocês dois, obrigada pelas visitinhas he he he!!! Beijão!!!

Unknown disse...

"Mas afinal tem algum político querendo melhorar o Brasil?"

É verdade isso, encontram-se mais interessados em enganar e encher o próprio bolso!
Excelente texto! Parabéns!

Beijos pra ti!

. disse...

Estamos vivendo no mundo aonde a frase "Farinha pouco meu pirão primeiro"é o guia..porisso estamos como estamos.
Excelente seu blog Parabens
Abraços

Well Bernard disse...

Oi moço... cara muito bom essa sua face digamos humanament responsável. Bem, é que as pessoas já são imbuídas de um imaginário, patrocinado, e acham que qualquer discursos "mais responsável" seja um exagero, uma tentativa de se parecer nobre quem o faz.

Mas eu não sou assim descrente da classe política não, existe quem sirva para alguma coisa. Problema é que eles não ganham notoriedade dentro das casas legislativas e na grande mídia. Será porque hein?

Abçs

Victor Hugo disse...

primeiro mto obrigadooow pelo comentário no meu blog! foi inspirado numa ligação pós término de namoro que tive semana passada
haha
enfim...
adorei esse post sobre a crise social, sempre quis ter um quadro assim no meu blog pra escrever o que eu penso do mundo mas nunca tenho AQUELA inspiração pra começar
haha
quem sabe um dia ela venha, até lá continuarei seguindo aqui as inspirações de vocês e quem sabe me vem um
:p

abraço