segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ciúmes

Amor X Ciúmes
Amar é deixar o outro livre.

Amar é confiar espontaneamente!



Enquanto o amor é paciente, tudo crê, tudo espera, em tudo acredita, tudo suporta, em tudo confia...

O ciúmes é destrutivo, egoísta, corrosivo, intolerante, imapciente, desconfiado, possessivo...



Amor sem ciúmes não é amor. Isso é tão verdade quanto dizer que uma comida sem tempero não tem o sabor devido. Mas ao mesmo tempo o exagero no tempero deixa a comida, muitas vezes “incomível”, as vezes o tempero nem foi tanto assim, mas acima da porção correta, aí o que fazemos? Deixamos de comer? Ou apelamos pra um suco? Água? Uma salada sem sal pra aduzir o excesso do tempero do outro prato, certo? É, isso é possível em se tratando de comida. Mas numa relação isso não funciona assim.
Enquanto o amor é paciente, tudo crê, tudo espera, tudo ama e tals... e esses amores existem, tem que existir. Ou o amor que eu vivo é uma grande farsa que já dura a quase três anos. Seria tudo uma ilusão aquilo que vivo? Não, eu creio que não.
De outro lado, o ciúmes é destrutivo, corrosivo como soda caústica que as vezes vai aos poucos correndo o metal. O cúme na medida certa é como o tempero, dá o sabor ideal. Ma em doses exageradas, ele começa a corroer a relação e as vezes chega a um ponto que se torna insuportável. Todos nós que vivenciamos uma relação estável, seja homo afetiva ou hétero afetiva sabe bem do que estou falando, nenhuma relação está imune ao ciúmes.
Em síntese, a falta de ciúmes numa relação é sintoma de que algo não está assim como deveria, assim como o excesso é também um sintoma.
Eu ainda poderia dizer que o ciúme é um termômetro para medir a saúde da relação. E há alguns que já antes de construir uma relação, já nem começam por que já sofrem de excesso. O Excesso seja em qualquer empreendimento, é o maior erro humano. Excesso mata! E cíumes em excesso mata uma relação.
Como você avalia ou diagnostica a saúde de sua relação? O que você acha do cíumes?

Jason Waider, o Próprio (O Alê deu apoio huauhahuahuahua)






























18 comentários:

Linda disse...

Adorei esse texto!
Puxa vida, esse assunto é tão complicado...
Também concordo que não sentir ciúmes é estranho... e concordo que sentir demais tbm prejudica o relacionamento...
Mas essa frase em cor de rosa foi cruel... aaaiiiii.... "ciúmes é o medo que temos de perder aquilo que não temos certeza de possuir"...
é difícil de admitir certas coisas né... kkkkkk
eu sou extremamente ciumenta, mas acho que é medo de perder porque gosto demais, e não quero correr o risco de ficar sem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu me mordo de ciúme hahahaha!!!
Beijos queridos e ótima semana pra vcs!!!

FOXX disse...

bem, mais um texto no qual não posso comentar mto...
nunca passei por uma situação que me despertasse ciúmes, qr dizer, já quis ficar com alguém que ficou com outra pessoa, senti ciumes... mas não havia amor aí, só orgulho ferido...

Cibelle disse...

Eu não tenho muito ciúmes... Lógico quem ama cuida. Tento confiar, respeitar, mas não coloco minha mão no fogo, vai que eu tenho uma queimadura de 3° grau, rsrsrs... Beijos!

Três Egos disse...

Ah, eu sou uma pessoa ciumenta sim, confesso. Mas eu tento me controlar sempre, sei que ciúmes excessivo é "corrosivo" para qualquer relação. Acredito que, apesar de ciumento, não sou excessivamente ciumento, gosto apenas de saber onde ele andou, de conhecer as pessoas ao redor, pelo menos por ele falando, etc.

Abraço,

Hermes

Caio Lima disse...

tenho uma matéria na facul que é "Psicologia aplicada a comunicação" .A professora falou que ciúmes excessivo é coisa de quem não se considera capaz de manter um relacionamento estável (namoro, amizade, etc.)


Aí é complicado mesmo...

Unknown disse...

Todos nos temos um pouco de ciumes ne..tanto em relacionamento como na vida normal..diaria...

Ooo mudanças aqui hein???q isso...Jason e Ale parabens amigos....
e as novidades de post...vou participar nehh??
abraçao pra vcs..

Philip o proprio

Alysson disse...

Olá garotos, muito bom o post. Eu digo que o ser humano é um todo que tem tudo um pouco, mas em doses particulares, o que nos tornam únicos. Da mesma forma, considero perigoso (e muitas vezes pouco sincero) quando alguém afirma não ter um determinado sentimento. Todos os seres humanos amam, todos odeiam, todos tem inseguranças e todos tem ciúmes.

Por outro lado, cada um de nós tem um limite pra controlar e até suprimir determinados sentimentos. E assim como vocês, eu consigo suprimir o ciúme de forma bem eficiente. E o Jay falou tudo isso quando explica o quão ruim pode significar a falta e o excesso de ciúmes...

Resumo: ou você controla adequadamente seus sentimentos (incluindo o ciúme) ou eles controlam você.

Abração aos dois!!!

Alysson disse...

Só um detalhe que ficou faltando: é engraçado como consigo facilmente não alimentar os ciúmes que sinto de um namorado, mas é completamente incontrolável o ciúme que sinto dos meus melhores amigos. Confuso não?

Abraços!

O Gato de Cheshire disse...

E quem te disse que na relação n da pra apelar pra um copo de suco???? O maior problema estah exatamente ai??? Pk enqto alguns parceiros pegam pesados e deixam suas relações insuportavelmente salgadas, ácidas e apimentadas... Tem varios copinhos de suco, refrescante, saborosos e docinhos por ai... Muitas vezes a relação se mantem exatamente pelos sucos, na falta de coragem de abandonar completamente o prato o degustador toma copos e mais copos até o dia que percebe que estah enchendo a barriga de suco, o prato já estah frio (em alguns casos estragado) e só continua ali na sua frente pela ilusão da refeição....

@JayWaider disse...

Jay, quantos copinhos de suco de "maracujá" vc já tomou depois de meus "excessos" de ciúmes ein??
Posso contar 1,2,3... kkkk, mas eu to mudando né?
Excelente texto.
Bju meu, teu sempre in love,
Alê

Átila Goyaz disse...

Qdo estou com alguém tenho ciúmes sim...
mas não saio por aí demostrando isso...guardo prá mim...e só depois ...quando estamos sós ...que eu jogo tudo na cara da pessoa!
kkkkkkkkkkkkkkkk

abraços!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

isto eu posso comentar de cadeira ... amor sem ciúmes não existe ... mas ciúmes doentios destroem qualquer amor ... ao longo de 35 anos de relacionamento tivemos q aprender isto ... sofremos muito no começo e quase acabou por conta disto ... mas o sentimento foi maior e aprendemos a lidar e a administrar o ciúme ... conclusão: dia 26/09 ... 35 anos ... ninguém acredita muito mas somos felizes e conscientes de nosso sentimento ...

ps: um suquinho entre as refeições é booooooooommmmmm .... kkkkkkkkkkkkk

bjux queridos

sempre oportunos, inteligentes e relevantes os temas deste blog ...

;-)

Anônimo disse...

Sinceramente, rs, eu adoro um ciuminho. ;P
Sei lá, sem ciúme não tem graça, gosto de um doce, de uma briguinha por bobeira, desde que não se torne nada grave né, rs.

bjs.
valeu por me seguir.

@JayWaider disse...

Alê,
Veja o comment do Paulo. 35 anos de convivência, wow que lindo néh!!! A gente chega lá? O que vc acha?
Bju meu querido
Jay

Anônimo disse...

Nossa, ciúme é como aquela história do "8 ou 80". Quando não se tem, diz-se que não há consideração pelo outro, quando se tem (e muito), diz-se que há uma possessividade. Em tudo devemos ter equilíbrio, e um pouquinho de ciúmes (eu disse "um poquinho") não tira pedaço, nem faz mal. Só demonstra o quanto o outro se importa, gosta da gente, quer o nosso bem. Abraço!

:: Fatima :: disse...

Me identifiquei e muito com esse post...
Queria que meu namorado lesse esse post tambem.
Afinal,ele ta muito ciumento e possessivo...

Adorei o post viu gntee?
Muito Bom,Parabens!

Bjo grande pra vcs...

Dil Santos disse...

Oi Jay
Tudo bem?
Ótima abordagem do assunto. Não só o ciúme, mas tudo em excesso acaba q de uma forma corroendo uma relação, onde meio que sufoca o outro.
Mas que um pouco de ciúmes, na dose certa é bom, ah isso é, rsrsrs.
Alê tá bem? Nem perguntei, rsrs

Bjim pra vc's
:)

Dil Santos disse...

Oi Jay
Obrigado, tbm gosto dela, rs
Tenho várias preferidas, rsrs
Que bom que ele tá menos ciumento, vai fazer bem a ele isso.
Então, comecei pra causar um impacto, kkkkkkkkkk
Eu estou bem dentro do possível, ainda cheio de dores e tal.
Eu fiz, foi diagnosticado 2 cálculos renais no rim esquerdo, um com 5mm e o outro com 4mm.
Estou tomando um remédio pra aliviar a dor, que tem dia que está demais, mas fora esses detalhes estou bem, descansando bem, rsrs.
Kd vc's no msn heim? Estão muito rebeldes, relapsos rsrsrs
Brincadeirinha, imagino que devem estar numa correria daquelas, rs.
Se cuidem direitinho, bjim pros 2
:)