quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Traição X Infidelidade

Tem gente que acredita que infidelidade e traíção são a mesma coisa. Ledo engano. Existe uma larga diferença na essência e na dimensão dos termos. Conhecida a diferença é mais fácil perdoar a traição do que a infidelidade. Será mesmo?
Em linhas gerais, traição é algo que pode acontecer por descuido, por ingenuidade e por circunstâncias até mesmo inevitáveis. E dado assim, pode ser que aconteça uma única vez e não mais. Ou seja quem ama pode até deslizar, mas nunca será infiel e sempre saberá onde está o verdadeiro amor. Quem verdadeiramente ama, as vezes aprende com a traição o significado de uma verdadeira relação de confiança e cumplicidade.
De outro lado,
a infidelidade é algo crônico. O infiel geralmente não tem a capacidade de amar verdadeiramente, embora ele diga a todos os seus supostos amores que o que sente é deveras amor. E ao mesmo tempo não consegue manter uma relação monogâmica. Ou seja, o infiel tem a capacidade e a habilidade de ao mesmo tempo manter relações afetivas com até mais de três pessoas e se passar por companheiro fidelíssimo.
Em suma, traição está ligada a circunstância e infidelidade está ligada ao cárater e a personalidade.
Você concorda? Ou pra você tudo é a mesma coisa?
Bju a todos.
Jason Waider, o próprio

16 comentários:

FOXX disse...

concordo completamente, é a mesma diferença de ser fiel e ser leal, o que vc chamou de traição é como eu entendo fidelidade. O que vc chamou de fidelidade é o que eu entendo por Lealdade. Eu perdoaria uma traição, mas nunca uma pessoa que não sabe ser leal a mim.

:: Fatima :: disse...

Eu nunca perdoaria uma traicao.
E tbem nunca perdoaria uma falta de lealdade de qualquer pessoa.Apesar de achar que sao coias distintas,pra mim,as duas com certeza vai acabar com a confianca que tenho naquela pessoa.

ja fui traida e nao perdoei.
Gostei desse tema,ainda semana passada li umas materias sobre infidelidade,na qual eles ate citavam o filme 'infidelidade' com Richard Geere'...E assim msm que escreve?Num sei...rrss


Beejos meus pra vcs!
Obrigado pelo imenso carinho!

Dil Santos disse...

Oi meninos, como estão?
A traição particularmente acho que pode ser perdoada, pode acontecer como vc mesmo disse, um deslize, uma situação.
Mas a infidelidade é algo completamente diferente, vc ficar sendo enganado sempre, sendo tratado como um idiota, é uma coisa dificilmente fácil de ser assimilada.
Mas quando a gente ama realmente, acabamos por perdoar, pelo menos eu sim, mas continuar com pessoa da qual está me enganando é complicado.
A confiança jamais será a mesma, então ñ haveria pq continuar, pq acabaria surgindo sentimentos negativos, discursões e tal.

Bjim
:)

. disse...

Bem é verdade..mas no dicionario rs
para mim é como aquele filme "Trair e coçar é só começar"..
generalizando é td a mesma coisa
Abraços

@kobinha disse...

Uma pode ser diferente da outra, mas quando qualquer uma das duas acontece não tem perdão... Traição ou infelidade é o fim de qualquer relacionamente amoroso...

bjos

Luis Fabiano Teixeira disse...

Olá, Jay e Alê, tudo bem com vcs? Obrigado pelo comentário. Bem, eu sou péssimo pra falar sobre mim mesmo, daí meu blog gira em torno de arte e cultura que fazem parte do meu trabalho, da minha vida, mas espero que vcs curtam assim mesmo. Sobre Traição x Infidelidade. Eu concordo com a sua visão. Acho que a traição tem até um caráter compulsivo (o que não significa justificável), enquanto a infidelidade parece algo mais patológico mesmo. Mas, claro, se puder escolher, fuja das duas coisas. Um ótimo final de semana pra vcs. Abração!

CooKie disse...

noooossa
eu nunca parei para pensar nessas coisas...

Léo neves disse...

Interessante, nunca parei pra pensar nessa diferença. Traição e coisa de momento, podemos dizer um momento de fraqueza e infidelidade como vc mesmo disse no texto é o cárater,sei lá podemos dizer que já é de costume da pessoa.Isso nos coloca pra raciocinar bastante pq de uma certa forma uma coisa se liga a outra, não?! Vc traindo se Torna um Infiel...Huum,não sei, é bem complicado diferenciar rs

Alysson disse...

Olá Jay e Alê! Agradeço a invasão, não tem nada que se desculpar, pelo contrário! Eu não só acredito que relacionamentos bons, duradouros e verdadeiros EXISTEM como vcs dois parecem constituir um. Exatamente como eu recomendo que as pessoas tentem desenvolver (disse isso no fim do post). Obrigado tb pelo apoio no momento de "remover a máscara", mas acredite, já era a hora. E vou ler sim seus posts de maio!!!

Sobre o post, penso exatamente como o FOXX: existe a grande diferença entre fidelidade e lealdade, e a fidelidade pode ser até perdoada (até porque não significa ruptura), mas a lealdade é simplesmente intolerável!

Espero falar em breve disso no Sinapses...
Abraço aos dois! Achei muito fofo o espaço de vocês! Já estou seguindo vcs tb, ta? =D

Bjão!

Rafael Lopes disse...

Apesar das diferenças, as duas são péssimas de serem praticadas por alguém.

Olha, sem palavras. Traição e infidelidade para mim tem o mesmo peso

abraçosss

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

traição está ligada a circunstância e infidelidade está ligada ao cárater e a personalidade.

perfeita esta contextualização ... só se trai o sentimento ... o mais é mera circunstância

bjux

;-)

Dil Santos disse...

Sumiram mesmo heim? rsrsrs
Lógico, para colocarmos os papos em dia, rsrs.
Que bom que estão bem, fico feliz.
E realmente, quando a razão e a emoção escolhem adarem juntas, num mesmo compasso, vivemos com mais intensidade, mais emoção nossa história de amor, rsrs.

Bjim queridos
:)

≈ João Pé-de-Feijão ≈ disse...

Huummm

Polêmicaaa =.}

eu PERDOO TUDO. Tudo!...Perdoo, mas nao tolero. Posso perdoar uma traição, posso perdoar um infiel [mas comigo ele nao fica mais].

Eu sou tão benevolente *---*

As vezes isso só dá pro meu, e eu me dou muito mal. Mas em geral, saio sempre de alma e consciencia limpas e tranquilas.

=D

Unknown disse...

De volta.....

pois é...pelo tema algo pra se pensar...bom pra mim Jay e Ale levo como um mesmo...infidelidade quando vc nao confia a pessoa liga-se a traição vc tem uma ideia certa ou errada e a faz sem pensar.....

bom perdoar depende muito do grau e circunstancia...mas se for ao serio mesmo..nao tem perdao....bom minha opiniao...

abraçao para vcs...

Philip, O proprio....

Anônimo disse...

Se sou infiel, ao sacramento critão,"até que a morte nos separe".
Isso decorre de minha ignorancia, falta de orientação quando me casei.
Como posso me redimir dessa falta. É falta?
Fico confuso...

Anônimo disse...

Parece que vc inverteu as bolas... Traição, por exemplo, é ter duas famílias para sustentar, sendo casado; infidelidade,outro exemplo, é tá numa festa, quando vê já fez e se arrepende de ter sido infiel à esposa. A infidelidade está associada ao instinto animal; a traição aos costumes, normas, etc.